Caracterização

 

                   A enxaqueca pode ocorrer em qualquer idade, mas, usualmente, começa entre 10 e 30 anos; é mais freqüente em mulheres do que homens. Não é raro ocorrer remissão espontânea depois dos 50 anos de idade.

                   Existem duas formas gerais de enxaqueca, a comum e a clássica, e ambas podem estar no mesmo individuo.

                    A forma comum ocorre em 80% dos pacientes e se caracteriza por uma dor recorrente, de forma latejante ou como peso / pressão, freqüentemente apenas de um lado, podendo alternar entre o lado esquerdo e o lado direito da cabeça de uma de uma crise para outra. Uma crise geralmente entre 3 horas e 3 dias. Podendo ser precedida por alteração do humor, quadro que varia desde a depressão à euforia, alteração de apetite, visão embaçada, visão dupla, cegueira parcial (escurecimento) de um ou ambos os olhos, e sensação de estar vendo pontos brilhantes.

A forma clássica ocorre em 10 a 15% dos casos e apresenta fases subseqüentes:

1.    A podrômica, ocorre na maioria dos pacientes manifestando-se 24 horas ou mais antes do inicio da dor e consiste na alteração do comportamento do paciente.

2.    Caracterizada por sintomas visuais anorexia, náuseas, vômitos, escotomas hemianopsia, vertigem, diplopia, afasia e mesmo hemiplegia. Estes sintomas, usualmente, não demoram mais que 30 minutos e cessam com o inicio da dor, podendo coexistir com cefaléia.

3.    É a cefaléia propriamente dita que tipicamente consiste em dor unilateral, fronto-temporal, latejante geralmente localizada no lado oposto do sintoma neurológico.

4.    Fase de pós-cefaléia. Consiste numa sensação de exaustão, dolorimento do couro cabeludo na região da dor, e em retorno da cefaléia se ocorrer um movimento brusco da cabeça.

 

          Freqüentemente, ocorre historia familiar positiva nos casos de enxaqueca clássica, cerca de 80% dos pacientes recorrentes conseguem detectar um membro da família que sofre ou sofreu de dor de cabeça, enquanto uma associação genética é menos clara na enxaqueca comum.